Como não ser um programador medíocre

No vídeo dessa semana eu falo sobre a importância de entender e implementar 4 tipos de testes que, na minha opinião, são os mais importantes para o sucesso de um projeto de software:

  1. Testes unitários
  2. Testes funcionais
  3. Testes de regressão
  4. Testes de performance

No mundo do Software existem vários tipos e camadas de testes, mas na minha opinião, se você dominar esses 4, seus projetos serão muito mais confiáveis e sua vida desenvolvendo software vai ser bem mais agradável.

Testes unitários isolam as regras de negócios nas menores unidades de software possíveis (funções, classes…) e são escritos pelos próprios desenvolvedores.

Testes funcionais geralmente são feitos pelos QAs, mas desenvolvedores precisam entender e realizar no mínimo alguns cenários principais antes de enviar o código para revisão.

Testes de regressão garantem que a aplicação toda continua funcionando corretamente quando uma funcionalidade nova ou alteração específica de código é feita.

E testes de performance servem para garantir que o sistema vai continuar executando de maneira aceitável num cenário de uso real, com a carga e demanda da vida real.

Nesse vídeo eu também conto como eu lido com os testers da empresa que trabalho aqui no Canadá.

Obrigado por assistir, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *